quinta-feira, 8 de maio de 2008

Vídeo Literário


"Literatura que continue empregando linguística e modos formais de expressão novos para traçar um panorama da sociedade como um todo enquanto ao mesmo tempo a expõe, rasgando as máscaras de sua face, para mim seria merecedora de um prêmio."( Elfriede Jelinek )

Definindo Arte...


A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura. É um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos. Apresenta-se sob variadas formas como: a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a arquitetura etc. Pode ser vista ou percebida pelo homem de três maneiras: visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais). Atualmente alguns tipos de arte permitem que o apreciador participe da obra. O artista precisa da arte e da técnica para se comunicar.

Um vídeo sobre a história da Arte


A função revolucionária da literatura não consiste em emitir mensagens revolucionárias, mas em levantar uma dúvida radical sobre o determinismo da história."( Leyla Perrone-Moisés )

A Literatura na Era Contemporânea

A crise de valores sociais, econômicos, políticos e ideológicos sofridos pelo mundo, também a arte se tornara um problema a ser resolvido. Daí as mil e uma definições e interpretações de Literatura que se cruzará em nossa Época.

A Literatura no Entre-Séculos


È no entre - séculos, que a Literatura vai sofrer a grande transformação provocada pelo Esteticismo. Na transcrição da Era Romântica para a Contemporânea, surge um movimento de libertação que procura desligar a Arte de todos os seus compromissos comas manifestações da vida humana, ao nível da realidade cotidiana. Essa libertação tem início na área da Poesia, que passa a ser vista como uma entidade-em-si, um valor absoluto, uma quase religião.

A Literatura na Era Romântica



A Razão onipotente e disciplinadora dos clássicos cede lugar á emotividade/espontaneidade individualista e à originalidade criadora do artista. Literatura deixa de ser vista como a imitação do real e passa a ser expressão do mistério e do enigma da existência, apreendidos por uma personalidade de exceção.

A literatura na Era Clássica

Nos séculos do formalismo clássico (XVI-XVIII), sob o prisma do da Razão e na esteira da conceituação aristotélica da Arte (“Arte é imitação da realidade”),surgem diferentes teoria que têm, como fatores comuns, o culto da Razão e da Sensibilidade;e a identificação da Natureza.

Literatura na Era Medieval e Renascimento


Na Idade Média (séc. XII-XIV) o termo "literatura" aplicava-se também ao que hoje entedemos por"gramática"(ciência normativa da linguagem). E logo depois, no Renascimento, vai designar o conjutos de obras literárias,produzidas em qualquer tempo e lugar.Essa definição vê a obra literária um fenômeno estático, imútavel no tempo, interpretação que vigorou muito tempo, e em nossa época foi totalmente superada.

Literatura na Antiguidade Clássica



Na Antiguidade Clássica ou greco-latina (quatro milênios a.C), não havia um termo genérico que designasse manifestações literárias: poesia lírica, épica e dramática. Cada uma delas era rotulada com uma designação própria. A palavra “literatura significava "ciência relativa às letras ou arte de escrever".

"Uma literatura que não respire o ar da sociedade que lhe é contemporânea, que não ouse comunicar à sociedade os seus próprios sofrimentos e as suas próprias aspirações, que não seja capaz de perceber a tempo os perigos morais e sociais que lhe dizem respeito, não merece o nome de literatura: quando muito pode aspirar a ser cosmética."( Alexander Soljenitsyne )


Literatura : Natureza


Literatura é Arte, é um ato criador que, por meio de palavra, cria um universo autônomo, realista ou fantástico, onde os seres, coisas, fatos, tempo e espaço, mesmo que se assemelham aos que podemos reconhecer no mundo concreto que nos cerca, ali transformados em linguagem, assumem uma dimensão diferente: pertencem ao universo da ficção.