sexta-feira, 9 de maio de 2008

Conceituação dos Gêneros Literários

Segundo a teoria aristotélica, havia três gêneros de manifestação literária: O Lírico, o Épico e o Dramático, correspondendo cada um deles à expressão de determinada experiência humana.

LÍRICO: tinha como objeto o mundo interior do poeta; expressava sua consciência em face das emoções, sentimentos, estados de espírito, gerados pelo Amor, pelas Paixões ou pelo Mistério da Vida. Adotava as formas de ditirambo (poema lírico breve, cantado no culto a Dionísio); elegia (canto triste, de autocontemplação ou lamento); hino (canto às divindades); canção (canto de bodas ou de enamoramento).


"Jardim dos pessegueiros"


O termo lírico originalmente liga-se a uma espécie de composição poética que os gregos cantavam ao som da lira. Grande parte do que hoje se denomina composição lírica era musicada; conforme ainda atesta a poesia trovadoresca medieval. Um dos fenômenos estilísticos mais típicos da composição lírica é a musicalidade da linguagem.

"Canção do vento e da minha vida" de Manuel Bandeira:

O vento varria as folhas,
O vento varria os frutos,
O vento varria as flores...
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De frutos, de flores, de folhas.
O ritmo martelado dos primeiros versos de Bandeira reforça a impetuosidade da destruição.

"Cantiga outonal" de Cecília Meireles:

Outono. As árvores pensando...
Tristezas mórbidas no mar....
O vento passa, brando... brando...
E sinto medo, susto, quando
Escuto o vento assim passar...

A lentidão rítmica se adapta ao estado de alma diluído molemente numa tristeza cansada.


ÉPICO: Tinha como objeto o mundo exterior ao poeta; o mundo dos fatos acontecimentos, realizações heróicas, altos ideais sem se misturar a eles. Heróis de elevado caráter, cuja grandeza vence todos os obstáculos. Assumia a forma de epopéia, constituída por uma ação inteira, com princípio, meio e fim. O mais completo exemplo de epopeia é o deixado por Homero.

Cena do filme Íliada

" A ILIADA narra os impasses de Agamenon e Aquiles à frente da armada grega, nos últimos momentos da Guerra de Tróia, ou Ílion, cidade portuária situada na costa oriental do mar Egeu. A causa da guerra ocorrera dez anos antes, quando o príncipe troiano, Páris, raptara a grega Helena, mulher de Menelau, rei de Esparta. Ultrajados com a ofensa, os principes gregos reuniram suas frotas e atacaram Tróia, cercando-a durante uma década, até conseguirem, com a morte do valoroso chefe troiano Heitor, sua destruição."


Cena filme a odisséia Ulisses

"A ODISSÉIA conta as aventuras de Ulisses no regresso a Ítaca, seu reino natal, depois da longa Guerra de Tróia, que os gregos venceram. Com Tróia destruída, Ulisses pode enfim voltar à pátria, onde o esperam a mulher, Penélope, e o filho, Telémaco. Entretanto, uma tempestade o desvia de rumo, levando sua frota ao País dos Comedores de Lótus. Os habitantes desse país acolhem o herói grego e sua tripulação de modo hospitaleiro, oferecendo-lhes o seu próprio alimento, o lótus, que faz os homens esquecerem a terra nativa e desejar permanecer onde estão. A muito custo Ulisses consegue tirar seus marinheiros dessa estranha paragem, tendo até de amarrá-los nos navios."

A essência gênero épico é a narrativa. Sua espinha dorsal corresponde ao velho instinto humano de contar e ouvir histórias, uma das mais rudimentares e populares formas de entretenimento. Mas nem todas as histórias são artes. Para que tenha o valor artístico, a ficção exige uma técnica de arranjo e apresentação, que comunicará à narrativa beleza de forma, estrutura e unidade de efeito. A ficção distingue-se da história e da biografia, por estas serem narrativas de fatos reais. A ficção é produto da imaginação criadora, embora, como toda a arte, suas raízes mergulhem na experiência humana. Mas o que a distingue das outras formas de narrativa é que ela é uma transfiguração ou transmutação da realidade. Ela coloca a massa da experiência humana dentro de um molde, seleciona, omite, arruma os dados da experiência de modo a fazer surgir um plano, que se apresenta como uma entidade, com vida própria, com um sentido intrínseco, diferente da realidade. A ficção não pretende fornecer um simples retrato da realidade, mas antes criar uma imagem da realidade, uma reinterpretarão, uma revisão e a fusão de objetos: mundo exterior social e mundo interior individual resultam a hibridez formal do romance (e de suas formas correlatas: como a novela).




cena novela guerra dos sexos


“É o espetáculo da vida por meio do olhar interpretativo do artista, a interpretação artística da realidade.”

DRAMÁTICO: dependendo da natureza dos conflitos representados, assumia a forma de tragédia ou de comédia.
Aristóteles definia dramaturgia como a organização de ações humanas de forma coerente provocando fortes emoções ou um estado irreprimível de gozo ou maravilhamento.



A Tragédia era sua forma suprema e apresentava homens e paixões superiores em luta com a Fatalidade.


o fantasma da ópera teatro tragédia

A Comédia, forma dramática inferior, apresentava homens e paixões vulgares que, em lugar de compaixão, despertavam o riso o desprezo...


futebol dos filósofos teatro comédia

Caracteriza-se por ser um espetáculo cênico, montado sobre um texto em prosa ou em linguagem poética e estruturado em diálogos e cenas, e este só se realiza integralmente quando transformado em representação onde se fundem os elementos mais heterogêneos: texto, espaço cênico, encenação, interpretação, direção, cenografia, figurinos, maquiagem, iluminação, sonorização, etc..
O jogo dramático que o teatro proporciona está sendo utilizado, atualmente, como instrumento de educação, com crianças e jovens, no sentido de estimular suas potencialidades criativas.

Novela
É a modalidade narrativa que se caracteriza pela sucessividade dos episódios, muitas vezes das personagens e dos cenários. O tempo e o espaço conjugam-se dentro dessa estrutura, assim, a novela condensa os elementos do romance. Os diálogos são mais rápidos, as narrações mais diretas e sem rodeios, tudo favorecendo a precipitação da história para o seu desfecho.A televisão atual explora essa espécie de narrativa com muito sucesso.

Como exemplo de novelas, podemos citar:

- Noite, de Érico Veríssimo

http://recantodasletras.uol.com.br/resenhas/26477


- Uma vida em segredo, de Autran Dourado

http://www.jayrus.art.br/Apostilas/LiteraturaBrasileira/Contemporanea/Autran_Dourado_Uma_Vida_em_Segredo_resumo.htm


Conto


É a modalidade narrativa de maior brevidade. Com economia de cenários e personagens. A solução do conflito é narrada perto do seu desenlace. Tem como características a tensão, ritmo, o imprevisto dos parâmetros previstos, unidade, compactação, concisão, conflito, com início, meio e fim, o passado e o futuro têm significado menor. O flashback pode acontecer, mas só se absolutamente necessário, mesmo assim da forma mais curta possível.


Eis alguns exemplos de contos:

O alienista, de Machado de Assis

acessar : http://pt.wikipedia.org/wiki/O_alienista

O peru de natal, de Mário de Andrade

acessar : http://www.releituras.com/marioandrade_natal.asp



Crônicas
É uma espécie de narrativa curta e condensada que capta um flagrante da vida pitoresco ou atual, real ou imaginário, com uma ampla variedade temática. Sua narrativa é informal, familiar e intimista.Tem como característica também o uso do humor.

Exemplos:

- Coisas que todo mundo faz






http://www.geocities.com/cleomarsantos/coisasquetodomundofaz.htm


Epopéia


É uma criação literária geralmente sem verso e de fundo narrativo ( do grego epos= canto, narrativa). Desde os tempos antigos a epopéia tem a finalidade de exaltar os heróis nacionais e cantar os grandes feitos dos povos, tem valor bastante fictício mas suas histórias passam de geração para geração. Como por exemplo:

- A guerra de Tróia


acesse : http://www.universia.com.br/html/materia/materia_eacj.html

O texto literário







O que é ficção?





A ficção é produto da imaginação criadora, embora, como toda arte, suas raízes mergulhem na experiência humana. Mas o que a distingue das outras formas de narrativa é que ela é uma transfiguração ou transmutação da realidade. A ficção não pretende fornecer um simples retrato do fato, mas antes criar uma imagem da realidade, uma re-interpretação, uma revisão. É o espetáculo da vida por meio do lhar interpretativo do artista, a interpretação artística da realidade.



Espécies narrativas


A narração é um dos gêneros literários mais fecundos, portanto, há atualmente diversos tipos de textos narrativos que comumente são produzidos e lidos por pessoas de todo o mundo.Entre os tipos de textos mais conhecidos, estão o Romance, a Novela, o Conto, a Crônica, a Fábula, a Parábola, o Apólogo, a Lenda, entre outros. O principal objetivo do texto narrativo é contar algum fato. E o segundo principal objetivo é que esse fato sirva como informação, aprendizado ou entretenimento. Se o texto narrativo não consegue atingir seus objetivos perde todo o seu valor. A narração, portanto, visa sempre um receptor. Vejamos os conceitos de cada um desses tipos de narração e as diferenças básicas entre eles.




1. Romance


É a modalidade narrativa de maior vulto, onde a visão do mundo do autor se manifesta pelo forte conflito das personagens.Possui váios núcleis narrativos. O romance aborda os mais variados assuntos, assim podem ser históricos, psicológicos científicos, policiais, etc.


São características do romance: pluralidade e simultaneidade de fatos e ações, total liberdade de tempo e espaço, maior número de personagens, várias células ou unidades dramáticas, etc.

Exemplos.:
Iracema, de José de Alencar.



Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis