sexta-feira, 9 de maio de 2008

O texto literário







O que é ficção?





A ficção é produto da imaginação criadora, embora, como toda arte, suas raízes mergulhem na experiência humana. Mas o que a distingue das outras formas de narrativa é que ela é uma transfiguração ou transmutação da realidade. A ficção não pretende fornecer um simples retrato do fato, mas antes criar uma imagem da realidade, uma re-interpretação, uma revisão. É o espetáculo da vida por meio do lhar interpretativo do artista, a interpretação artística da realidade.



Espécies narrativas


A narração é um dos gêneros literários mais fecundos, portanto, há atualmente diversos tipos de textos narrativos que comumente são produzidos e lidos por pessoas de todo o mundo.Entre os tipos de textos mais conhecidos, estão o Romance, a Novela, o Conto, a Crônica, a Fábula, a Parábola, o Apólogo, a Lenda, entre outros. O principal objetivo do texto narrativo é contar algum fato. E o segundo principal objetivo é que esse fato sirva como informação, aprendizado ou entretenimento. Se o texto narrativo não consegue atingir seus objetivos perde todo o seu valor. A narração, portanto, visa sempre um receptor. Vejamos os conceitos de cada um desses tipos de narração e as diferenças básicas entre eles.




1. Romance


É a modalidade narrativa de maior vulto, onde a visão do mundo do autor se manifesta pelo forte conflito das personagens.Possui váios núcleis narrativos. O romance aborda os mais variados assuntos, assim podem ser históricos, psicológicos científicos, policiais, etc.


São características do romance: pluralidade e simultaneidade de fatos e ações, total liberdade de tempo e espaço, maior número de personagens, várias células ou unidades dramáticas, etc.

Exemplos.:
Iracema, de José de Alencar.



Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis

Nenhum comentário: